Atualmente um dos principais sistemas de desenvolvimento profissional tem sido por meio de mentorias.
Afinal, o que é mentoria e como ela se realiza?
A mentoria é um processo de orientação e transmissão de conhecimento, experiência e suporte com o objetivo de transformação pessoal e aprimoramento do mentorado de forma personalizada, envolvendo atitudes e comportamentos, crenças, sonhos, habilidades e propósito, no qual uma pessoa mais experiente (o mentor) compartilha seus conhecimentos, habilidades e sabedoria com alguém menos experiente (o mentorado), auxiliando-o a se desenvolver pessoal e/ou profissionalmente, em um determinado segmento. A mentoria envolve uma relação de confiança, em que o mentor atua como um guia, oferecendo conselhos, feedbacks, propondo exercícios, avaliando o progresso e acompanhando a evolução do mentorado para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Como Funciona a Mentoria?
O processo de mentoria funciona por meio de encontros regulares, podendo ser semanais, quinzenais ou mensais, realizados presencialmente ou virtualmente. O funcionamento básico de um processo de mentoria segue estas etapas:
- Match: É a etapa na qual se cria um ambiente favorável e de confiança sob o qual se construirão diálogos e convivência segura para haver uma conversa franca e sincera, criando-se um contrato de respeito e consideração com clareza dos papéis. É fundamental que a mentoria seja realizada um ambiente propício, onde ambos (mentor e mentorado) sintam-se seguros evitando ruídos que possam causar interpretações ou julgamentos errados e para que seja criado um vínculo seguro entre as partes.
- Definição de Metas: Definir metas logo no início, ajuda a orientar e direcionar o processo de mentoria, permitindo a ambos medir o progresso ao longo das sessões. O mentorado apresenta e discorre sobre os objetivos que deseja alcançar e o mentor o apoia na definição e estabelecimento das metas. As mentorias podem ser realizadas com foco em frentes diversas: na área de carreiras, vida pessoal, uma promoção ou ainda uma preparação técnica para um novo desafio.
- Planejamento: Após a definição do objetivo, mentor e o mentorado criam juntos um plano de ação com as etapas e passos necessários. Isso inclui atividades, estudos, orientações, práticas e recursos a serem explorados em cada sessão.
- Orientação e Feedback: Durante as sessões, o mentor oferece orientação, compartilha suas experiências e dá feedback construtivo sobre o progresso do mentorado, estabelecendo atividades ou leituras complementares que deverão ser feitas.
- Acompanhamento e Avaliação: O mentor acompanha o desenvolvimento do mentorado, revisa o progresso, faz ajustes do plano conforme as necessidades e novos desafios. Eu particularmente gosto quando o próprio mentorado se permite ampliar sua visão, sai de um estado que considero limitado para pensar mais amplamente.
- Desenvolvimento de Habilidades: A mentoria muitas vezes inclui o desenvolvimento de novas competências, como habilidades de liderança, comunicação, tomada de decisões e gestão de conflitos, exigindo um esforço do mentorado para se prover de recursos que irão facilitar o atingimento das suas metas.
Benefícios da Mentoria
O processo de mentoria oferece uma série de benefícios tanto para o mentorado e o mentor quanto para as organizações que promovem esse tipo de relacionamento e aprimoramento pessoal e profissional. Alguns dos principais benefícios são:
Para o Mentorado:
- Aceleração do Desenvolvimento: A mentoria ajuda o mentorado a desenvolver habilidades e conhecimentos mais rapidamente, aprendendo com a experiência de alguém que já adquiriu este conhecimento ou passou por uma experiência semelhante e possui o preparo para apoiá-lo nessa evolução.
- Aumento de Confiança: O feedback do mentor no decorrer do processo, contribui para o aumento da autoconfiança e amplia a capacidade do mentorado de tomar decisões e superar desafios e limitações. Aqui na Passadori Comunicação, temos o diferencial de aplicarmos ao processo um assessment, chamado Startrust, que avalia o quesito confiança em três níveis: autoconfiança, confiança transmitida e confiança recebida.
- Networking: Durante a mentoria, o mentorado pode ser apresentado a uma rede de contatos valiosa, abrindo portas para novas conexões, inclusive profissionais, abrindo uma gama de oportunidades profissionais e pessoais, a partir da rede de contatos do mentor, e claro que em contrapartida ambos acabam estreitando laços e se beneficiando mutuamente.
- Clareza de Propósito: Por meio das sessões de mentoria, o mentorado estará apto a definir melhor seus objetivos e prioridades, tanto na carreira quanto na vida pessoal, partindo do princípio de que conhecerá melhor a si mesmo e obterá maior clareza de seu propósito de vida, de sua visão, suas crenças, valores e seus compromissos. Entenderá o que para si significa sucesso e o que realmente lhe traz satisfação na vida. Com clareza de propósito, o próprio mentorado será capaz de se manter motivado em busca dos seus objetivos e aprenderá a persistir diante de desafios e dificuldades do dia a dia, entenderá suas forças, fraquezas e aprenderá sozinho a levantar-se.
- Desenvolvimento de Habilidades de Liderança: O mentorado, conforme as condições da mentoria, pode aprender com o mentor habilidades de liderança, gerenciamento de tempo, comunicação, entre outras competências essenciais. O mentor vai contribuir com um repertório, vivência, experiência e levar o mentorado à evolução por meio de suas ferramentas de geração de valor.
Para o Mentor:
- Satisfação Pessoal: Compartilhar seus conhecimentos e ver o crescimento e a evolução do mentorado. Isso gera um grande senso de realização e satisfação pessoal.
- Aperfeiçoamento das Próprias Habilidades: O mentor também se beneficia ao revisar seus próprios conhecimentos e práticas enquanto orienta outra pessoa. Não raro precisa estudar mais algum assunto para melhor servir.
- Expansão de Rede: O mentor pode aumentar seu networking e estabelecer novas conexões, notadamente quando o mentorado é um CEO ou C-Level ou um grande líder, ampliando a sua rede de relacionamento conectando-se com pessoas influentes em segmentos diversos.
- Desenvolvimento de Liderança: Atuar como mentor aprimora suas habilidades de liderança e comunicação, em especial a escuta ativa, tornando-se um aprendizado contínuo. A cada desafio, com mentorados diferentes, lida também com perfis, estilos e comportamentos diferentes, ampliando sua flexibilidade e adaptabilidade.
Para as Organizações:
- Desenvolvimento de Talentos: A mentoria permite que as empresas formem líderes e profissionais altamente qualificados dentro de sua própria equipe nos três níveis: liderança operacional, tática e estratégica preparando todos os níveis hierárquicos da organização.
- Aumento da Produtividade: Mentores ajudam a eliminar obstáculos e crenças que possam estar impedindo ou limitando o crescimento, o que pode levar a um aumento significativo no desempenho dos mentorados por meio de maior qualificação da equipe e aumento da eficácia. Como a mentoria vai mexer em aspectos de desenvolvimento de hard skills e soft skills para o alcance dos objetivos, agregará valor também no aumento da produtividade ao colocar em prática a busca por ferramentas gerenciais.
- Retenção de Talentos: A mentoria demonstra que a empresa se preocupa, valoriza e investe no desenvolvimento de seus funcionários, o que certamente será reconhecido pelo seu público interno e melhorará a retenção de talentos, a atração de novos talentos e consequentemente a qualidade do serviço prestado ao seu cliente.
Tipos de Mentoria:
Existem diversos tipos de mentoria que podem ser aplicados em diferentes contextos. Os principais tipos são:
– Mentoria Tradicional: É o formato mais comum, onde uma pessoa mais experiente orienta uma pessoa menos experiente em um campo específico, como desenvolvimento de carreira ou aprimoramento de habilidades.
– Mentoria Inversa: Nesse modelo, a pessoa mais jovem ou menos experiente orienta uma pessoa mais velha ou experiente em uma área na qual tem maior conhecimento, como tecnologia ou mídias sociais.
– Mentoria de Grupo: Um mentor orienta várias pessoas simultaneamente. Pode ser usada em workshops, empresas ou grupos de estudo, oferecendo feedback e apoio a várias pessoas ao mesmo tempo. Há um livro que trata sobre esse assunto de grupo, chamado O Poder Transformador do Grupo de vários autores e que aborda sobre maneira a importância da liderança de grupos de pessoas.
– Mentoria Coletiva: Semelhante à mentoria de grupo, mas com a participação de vários mentores, quando cada um contribui com sua experiência em diferentes áreas.
– Mentoria Online: Com o crescimento das plataformas digitais, a mentoria pode ser realizada de forma virtual, permitindo encontros por videoconferência, facilitando o acesso a mentores de diferentes regiões geográficas, nos mais variados temas e objetivos.
– Mentoria Formal: Programas estruturados dentro de organizações, com metas e cronogramas definidos, geralmente promovidos por empresas ou instituições de ensino.
– Mentoria Informal: Relacionamentos não estruturados, onde a mentoria acontece de forma espontânea e natural. As interações são mais casuais, sem cronogramas ou metas rígidas.
– Mentoria de Pares: Profissionais no mesmo nível de carreira ou experiência orientam uns aos outros, compartilhando desafios e aprendizados de forma mútua.
O diferencial da Passadori Comunicação em um processo de mentoria.
Aqui na Passadori Comunicação desenvolvemos o Método F.A.L.A.R. tornando-se um diferencial extraordinário pela simplicidade e efetividade no processo de transformação de pessoas. O ganho que obtemos com esta metodologia em nossas mentorias é um fator que torna o nosso trabalho singular.
Trata-se de um acrônimo que juntos compreendem o processo completo desde a finalidade inicial até os resultados obtidos, sendo:
– F de Finalidade
– A de Análise
– L de Lapidação
– A de Avaliação e
– R de Resultado.
Primeiro, apoiamos os mentorados a terem clareza de sua (F) – Finalidade, ou seja, do seu objetivo, do seu sonho, do que pretende realizar, do estado desejado.
Depois, por meio de entrevistas, questionários, anamnese, apoiamos a que nos apresente seus pontos fortes e fracos, suas fraquezas e oportunidades diante do obstáculo e do objetivo a ser atingido. É a fase da (A) – Análise.
Na sequência, partimos para a (L) – Lapidação, fase na qual se desenvolve praticamente todos os exercícios, se fazem todas as leituras, se solvem todas as dúvidas.
Em sequência, é realizada uma mensuração do resultado, que é a fase da (A) – Avaliação, e que pode ser atingida de duas formas distintas: a primeira, na qual o resultado desejado já foi alcançado e a outra na qual o resultado ainda não foi alcançado, o que exigirá um retorno à fase anterior para que sejam processadas as mudanças e se trabalhe mais na fase da lapidação até que, finalmente, o resultado seja satisfatório e finalmente, é o momento da celebração por se ter atingido o (R) – Resultado.
Em conclusão, como mentor de grandes líderes e executivos, posso afirmar o quão é prazeroso acompanhar e ser o responsável pelo progresso de um mentorado. Costumo dizer que não há sensação tão agradável e gratificante como aquela de nos sentirmos úteis às pessoas, ampliando suas possibilidades para uma vida plena de possibilidades e sucesso.
Reinaldo Passadori
16-09-24