Palavras-chave: comunicação nas eleições, sucesso nas eleições, habilidade de comunicação, estratégias eleitorais, campanhas eleitorais, impacto da comunicação nas eleições, impacto da comunicação nas eleições 2024, importância da comunicação para candidatos, importância da comunicação, importância da comunicação nas eleições, importância da comunicação nas eleições 2024, como os debates influenciam as eleições, comunicação eficaz nas campanhas eleitorais, estratégias de mídia digital para eleições

Conhecimento e sabedoria na COMUNICAÇÃO de um LÍDER

CONHECIMENTO E SABEDORIA NA COMUNICAÇÃO DE UM LÍDER

Conhecimento e sabedoria na COMUNICAÇÃO de um LÍDER

Há um bom tempo, quando eu estudava oratória com meu querido e antigo mestre, Oswaldo Melantonio, um dos ícones da oratória no Brasil, certa vez, em uma conversa, expressando minha admiração e felicidade por ter um professor tão culto e experiente, perguntei:

-Mestre, para ser um grande professor, é fundamental ter muito conhecimento, não é verdade?

Pacientemente, como era de seu feitio, Melantonio parou um pouco, ficou um pouco em silêncio, me olhou atentamente e disse com calma e autoridade:

– Existe uma coisa que é mil vezes mais importante do que o conhecimento.

– O que, mestre? Perguntei.

Sua resposta foi rápida, fulminante, curta, direta e objetiva:

– A sabedoria, pela qual você utiliza seus conhecimentos na vida prática.

Esse foi um daqueles momentos significativos e transformadores, dando um novo rumo a toda uma trajetória que eu imaginava para a vida. Tornei-me um professor de comunicação verbal, ensinando oratória e apoiando profissionais e empresas na melhor utilização de habilidades de relacionamento, vendas, liderança, negociação, atendimento a clientes por meio da comunicação.

Completados 40 anos nessa atividade, tendo treinado, por meio do Instituto Passadori, mais de 120 mil pessoas e entregue mais de mil projetos customizados para empresas, reconheço como companheira contínua essa mensagem tão profunda do meu amado mestre, conselheiro, mentor e inspirador, Melantonio.

Sempre busquei conhecimentos, sempre estudei, participei de cursos, congressos nacionais e internacionais, dezenas de livros foram lidos, cursos dos mais diversos relacionados direta ou indiretamente sobre a dinâmica das comunicações e relacionamento humano, sendo um dos mais recentes, um mestrado em Neuromarketing em uma universidade americana.

Vários livros e centenas de artigos foram escritos, fomos premiados em associações e academias, sendo o mais significativo, o recebido da Câmara Municipal de São Paulo, a Medalha Anchieta, prêmio maior em reconhecimento aos serviços prestados à cidade, além de ter uma participação ativa na internet com nossos vídeos e, mais recentemente, com nossos podcasts no estúdio próprio do Instituto Passadori, criado para este fim.

Quando analiso toda a trajetória e vendo meus alunos brilhando profissionalmente no cenário nacional, nas empresas pelas quais passaram, em debates, entrevistas, palestras, apresentações, tenho a sensação gostosa de ter sido um espelho, ou melhor, um segurador de espelho para que pudessem descobrir potencialidades adormecidas dentro de si mesmos, esperando o momento oportuno para serem despertadas e liberadas.

Criamos vários métodos, ajudamos as pessoas no seu processo de autoconhecimento, trazendo à tona características e habilidades que nem sempre reconheciam em si mesmas, fortalecendo sua coragem, segurança e técnicas para falar bem, com desenvoltura e sabedoria, conseguindo os resultados pretendidos por meio das suas falas e comunicação.

No meu primeiro livro, Comunicação Essencial (2003) convidei o Professor Oswaldo Melantonio para prefaciá-lo e lendo hoje, depois de tanto tempo, quando ele já não está mais entre nós, vejo o legado que ele enxergava, deixando como lembrança suas ideias e pensamentos, além de suas emoções e, claro, sua sabedoria, como um legado inspirador.

Melantonio escreveu: “Aprendemos a improvisar diante das surpresas, dos imprevistos de um negócio, da política ou de uma situação em sociedade, de um problema amoroso, familiar, venda de emoções, ideias, serviços ou mercadorias. É, enfim, a habilidade tática que permite a execução do plano estratégico de convencer pela palavra, para aumentar o poder do orador por meio da comunicação”.

Uma questão interessante nessa reflexão sobre a materialização da sabedoria por meio do conhecimento, pode ser diluída por meio de estratégias e ações. Algumas sugestões para você, que se interessa pela matéria para praticar ou até, por que não, para trazer à consciência algo que já faz intuitivamente:

Influência por meio da comunicação eficaz – A habilidade de um líder em se comunicar bem, inspira e motiva colaboradores e para isso precisa da capacidade de se ajustar às características emocionais e intelectuais, além de saber usar bem sua voz e sua expressão corporal para transmitir mensagens persuasivas.

– Uso de histórias bem contadas e conectadas com o objetivo da fala: Boas e bem contadas histórias tem o poder de envolver emocionalmente as pessoas, tornando simples falas em peças de oratória memoráveis. Aprender e saber contar histórias pode fazer toda a diferença no processo de influência e engajamento.

Sabedoria em prática – Falar bem, com técnicas e métodos, bom vocabulário e fluência verbal é relativamente fácil. É fundamental, entretanto, aplicar essas técnicas e recursos de maneira adequada ao público-alvo e o objetivo da apresentação, diferenciando um orador bem-preparado de uma apresentação mecânica e sem vida e adequação.

– Assertividade na comunicação como empoderamento do impacto – A comunicação clara e assertiva é uma das mais importantes ferramentas de um líder, pois permite orientar, definir estratégias, delegar, negociar, influenciar o time, além de criar um clima e ambiente de colaboração e confiança.

– Saber escutar é fundamental – A escuta ativa favorece o entendimento, pois cria a condição da conexão mais profunda, do entendimento, gerando a efetiva transmissão e recepção da informação transmitida de ambas as partes. Tão importante quanto falar, é saber ouvir.

– Controle emocional, o grande desafio – Em situações do dia a dia, as pressões são inevitáveis, diferenças de ideias e pontos de vista geram conflitos, além de que cada pessoa tem um temperamento e atitudes diferentes. Saber manter a calma em situações difíceis é um dos grandes desafios de um bom comunicador em especial em cargos de liderança.

Empatia no jogo das relações – Um líder sábio entende que a comunicação não é só falar e transmitir informações, mas acima de tudo entender, respeitar e adaptar-se ao mundo das outras pessoas, criando uma conexão de compaixão e profundo entendimento.

É mais fácil quando é tudo organizado – Entende-se aí, a organização de ideias, da estruturação do pensamento sob a qual se conduz uma linha de raciocínio e das emoções que tornam a fala congruente. Tanto o planejamento como a roteirização de uma apresentação a tornam fácil de ser compreendida.

Flexibilidade para se adaptar aos diversos tipos de públicos – Talvez um dos maiores desafios da sabedoria, pois não é só sobre o quê se fala, mas o como se fala e, em especial com quem se fala. Juntando essa trilogia, potencializa-se o impacto e o poder da fala.

Te convido para uma profunda reflexão sobre esses assuntos e a identificar quais os aspectos que já utiliza para usar seu poder de influenciar pessoas e os que poderão ser continuamente aperfeiçoados com esse objetivo.

Afinal, a sabedoria é uma qualidade de quem é sábio, ou seja, uma pessoa que possui um conhecimento profundo e abrangente sobre vários assuntos ou um tópico específico. Também envolve a habilidade de aplicar esse conhecimento para tomar decisões e lidar com situações complexas.

Reinaldo Passadori
14-10-24

COMPARTILHE
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
COMPARTILHE
Palavras-chave: comunicação nas eleições, sucesso nas eleições, habilidade de comunicação, estratégias eleitorais, campanhas eleitorais, impacto da comunicação nas eleições, impacto da comunicação nas eleições 2024, importância da comunicação para candidatos, importância da comunicação, importância da comunicação nas eleições, importância da comunicação nas eleições 2024, como os debates influenciam as eleições, comunicação eficaz nas campanhas eleitorais, estratégias de mídia digital para eleições