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Comunicação Assertiva: A Chave para Relacionamentos Corporativos Eficazes e Sucesso Organizacional

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Comunicação Assertiva: A Chave para Relacionamentos Corporativos Eficazes e Sucesso Organizacional

A comunicação assertiva é uma habilidade essencial no ambiente corporativo, que vai muito além de falar com clareza. Trata-se da capacidade de expressar opiniões e sentimentos de maneira assertiva, direta e honesta, sem cair na armadilha da agressividade ou da passividade. Muitos conflitos e mal-entendidos no ambiente profissional ou no dia a dia das pessoas, certamente seriam evitados com uma comunicação mais objetiva e assertiva. Então, vamos entender o que é uma comunicação assertiva.

Um dos pilares da comunicação assertiva é a escuta ativa. É importante ter cara, a consciência de que escutar e ouvir são coisas bem diferentes. Ouvir remete a um dos cinco sentidos do ser humano (visão, audição, paladar, olfato e tato). Ouvir é perceber a captação de um som mas não quer dizer que você escutou com atenção e absorveu uma mensagem. Escutar ativamente é se dispor a prestar a devida atenção ao que está sendo dito, palavra por palavra, receber a mensagem com empatia, esforçando-se a enxergar ou experimentar o lugar do outro, sem julgamentos ou já procurando uma defesa. É focar a sua atenção ao que está sendo dito sem se “pré-ocupar” com a sua resposta e desta forma, contribuir com um ambiente de colaboração e cooperação. Quando você compreende a perspectiva do outro, estreita e fortalece relações e cria espaço para soluções mais criativas e eficazes.

Implementar a comunicação assertiva no dia a dia pode parecer desafiador, especialmente quando há o receio de causar desconforto com uma comunicação mais direta. No ambiente de trabalho, a falta de clareza na comunicação e no direcionamento, pode impactar a produtividade do time, gerar retrabalho e custos desnecessários. Imagine como uma abordagem mais aberta e construtiva poderia transformar a dinâmica do seu time – comunicar-se bem é se fazer entender por todos.

Outro aspecto importante é a crítica construtiva. Receber e aplicar feedbacks de maneira produtiva transforma desafios em oportunidades de crescimento. Todo mundo gosta de elogio e reconhecimento, mas pense bem: o que gera aprendizado, crescimento e evolução são mesmo os feedbacks corretivos ou aquelas críticas que podem até causar desconfortos a princípio, mas que te leva a pensar e refletir em como ser ou fazer melhor. E você, como tem reagido às críticas? Prepare-se para começar a enxergar os feedbacks como alavancas de crescimento e um impulso para a sua evolução pessoal e profissional.

Investir o seu tempo para aprimorar a sua comunicação e tornar-se mais assertivo, traz benefícios imediatos não apenas para você, mas para toda a empresa. Relações mais saudáveis, decisões mais rápidas e equipes mais engajadas são apenas alguns dos ganhos que essa prática pode oferecer. Eliminar ruídos de comunicação e melhorar o fluxo de trabalho pode resultar em um ambiente corporativo mais produtivo e harmonioso.

Então, comece a refletir em como você pode começar a aplicar a comunicação assertiva nas suas interações diárias, nas suas conversas, discussões e quando precisar posicionar uma opinião. Observe-se de fora, como se fosse um personagem de um filme e avalie onde e como você pode ser mais claro, direto e, ao mesmo tempo, mais empático. Pequenos ajustes na comunicação podem gerar grandes resultados para você e ao seu ambiente de trabalho.

Lembre-se: o sucesso que você deseja pode estar a apenas uma conversa assertiva de distância. Comece agora e transforme suas oportunidades!

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