Saber como vencer a timidez no trabalho é essencial para uma carreira de sucesso. Profissionais tímidos têm problemas para se comunicar e interagir com colegas e parceiros de negócios, dificultando a realização das atividades e a criação de relações consistentes e produtivas.

Entretanto, a timidez pode ser superada. Para isso, é importante entender como ela prejudica a rotina, aprender a lidar com seus efeitos e saber como enfrentar as situações adversas.

Neste artigo, apresentaremos algumas técnicas e práticas que podem ajudar a vencer a timidez no ambiente corporativo e auxiliar na evolução profissional. Leia e aproveite!

Reconhecer as próprias qualidades

A maioria das pessoas tímidas tende a transformar isso na sua principal característica, o que cria uma barreira para as interações e impede que as principais qualidades sejam mostradas.

Conheça o nosso curso:  TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO EM PÚBLICO

Por isso, é essencial que o profissional tenha autoconhecimento e saiba quais são as suas capacidades e como a timidez pode impedir que elas sejam reconhecidas por seus colegas e superiores.

Focar nas qualidades proporciona conforto e autoconfiança. Além disso, fornece motivação para remover os escudos criados pela timidez e explorar potenciais que podem contribuir para o êxito profissional.

Mudar hábitos

Pessoas tímidas criam hábitos de proteção para não terem que viver situações que consideram desconfortáveis, como estar em ambientes que exijam interações com desconhecidos ou reuniões em que seja necessário expor ideias.

Sair da zona de conforto é essencial para superar a timidez. Por esse motivo, é preciso substituir os hábitos que atrapalham a evolução por outros que tragam desafios e ajudem a vencê-la.

Conheça o nosso curso: COMUNICAÇÃO VERBAL

Por exemplo, se o profissional evita falar em reuniões, pode tentar ser o primeiro a fazer isso. No começo, as novas práticas podem parecer assustadoras, mas com o tempo elas vão se tornar comuns.

Criar pequenas metas

Vencer a timidez exige grandes mudanças, mas elas precisam acontecer gradativamente, no tempo adequado para cada pessoa. Sendo assim, é preciso respeitar as próprias limitações e dar um passo de cada vez.

O Ideal é criar pequenas metas, mudar um hábito de cada vez, testar novos comportamentos e ver os efeitos. Dessa forma, frustrações são evitadas e existem vitórias para serem usadas como motivação.

Por exemplo, se uma pessoa tímida, que não está acostumada a falar em público se propõe a palestrar, a probabilidade da experiência não ser bem-sucedida é grande.

Assim, é melhor começar expondo ideias durante as reuniões, apresentar um projeto para algum setor e só depois tentar dar passos mais ousados.

Evitar a procrastinação

A procrastinação é algo comum para profissionais tímidos. O medo de se expor e ter interações que podem se tornar desconfortáveis faz com que determinadas tarefas tenham a sua realização adiada.

Para evitá-la, é importante ter uma agenda organizada, com todos os compromissos marcados e se dispor a enfrentar os medos e cumpri-los.

Por exemplo, se forem necessárias novas instruções ou um feedback do supervisor ou de outros colegas sobre uma atividade, marque um horário para fazer isso o mais breve possível.

Estar preparado

Um dos grandes fatores que fazem os profissionais tímidos não conseguirem interagir e se expressar é a ansiedade, mas uma das melhores formas de controlá-la é estar o mais preparado o possível para enfrentar cenários previsíveis.

Por exemplo, se tiver que realizar uma apresentação ou participar de uma conversa importante, ensaiar e ter um roteiro traz segurança e deixa a situação mais cômoda.

Manter-se informado

A dificuldade em iniciar conversas ou fazer parte delas é uma dos principais problemas paras os tímidos.

Uma das melhores formas de transpor essa barreira é estar bem informado sobre questões do setor de atuação profissional, acontecimentos políticos e sociais ou novidades culturais.

Além de facilitar a comunicação verbal, isso traz autoconfiança e sensação de conforto. Assim o profissional se sentirá apto a interagir quando for necessário e transmitirá segurança para as outras pessoas.

Conheça o nosso curso:  COMUNICAÇÃO ESCRITA

Investir nas relações existentes

A timidez pode fazer com que seja mais difícil iniciar relações, mas normalmente pessoas com essa característica tendem a criar conexões mais profundas.

Focar em fortalecer os relacionamentos existentes, faz com que laços de confiança sejam criados. Isso resulta em relações mais produtivas, traz apoio e incentivo para superar situações intimidantes e facilita a criação de contatos profissionais.

Cuidar da linguagem corporal

Pessoas tímidas podem passar uma imagem rígida e, às vezes, até hostil, fazendo com que não pareçam acessíveis. Isso torna as interações ainda mais difíceis, já que além de não conseguirem iniciá-las, as outras pessoas ficam receosas de tomar a iniciativa.

Ademais, determinadas posturas ajudam a gerar autoconfiança. Por isso, é essencial atentar para a linguagem corporal.

Algumas dicas que auxiliam a ter uma imagem receptiva e acessível são manter a cabeça erguida e fazer contato visual de forma amigável.

Usar a imaginação

A imaginação é uma arma poderosa para conseguir desconstruir a barreira criada pela timidez e vencer o medo da exposição e do julgamento.

Jogar com as próprias percepções e usar a criatividade pode aliviar a ansiedade e trazer a autoconfiança necessária para enfrentar os desafios.

Cada pessoa tem seus próprios gatilhos e diferentes situações exigem abordagens distintas, mas algumas formas de usar a imaginação são:

  • lembrar momentos felizes: lembrar de situações que produziram sensação de alegria, autoconfiante ou poder;
  • ter um alter ego: sendo “outra pessoa” o peso do julgamento cai sobre ela e o medo de assumir riscos e minimizado;
  • ser um gigante: se imaginar como um gigante faz as outras pessoas pareceram crianças, gerando sensação de poder e autoconfiança.

Buscar ajuda profissional

Vencer a timidez pode ser complicado e contar com apoio qualificado torna isso muito mais fácil, rápido e eficiente.

Além disso, as dificuldades causadas pela timidez são diferentes em cada pessoa e profissionais com habilidades específicas podem orientar e conduzir esse processo usando métodos e práticas adequadas a cada caso.

Algumas formas de ajuda que podem ser obtidas são terapia, coaching ou cursos e palestras, por exemplo, de comunicação e técnicas de apresentação em público.

Com essas técnicas e práticas é possível começar a superar a timidez e, consequentemente, melhorar a comunicação e se relacionar de forma eficiente no ambiente corporativo. Assim, com dedicação e o apoio necessário logo isso não será mais um impedimento para a evolução da carreira.

Gostou de saber como vencer a timidez no ambiente de trabalho? Aproveite e descubra 4 dicas poderosas para aprender a falar em público.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados são necessários *