Responda a seguinte pergunta: em uma escala de 0 a 10, qual o seu nível de certeza sobre o engajamento dos colaboradores na empresa? Pode ser complicado determinar isso, certo? Pois saiba que entender o que é E-NPS vai ajudá-lo a encontrar a melhor resposta e, ainda, mensurar a satisfação das pessoas no ambiente de trabalho.

Quer saber como isso vai acontecer? Acompanhe a leitura e descubra como aplicar a técnica, quais os tipos de perguntas a serem feitas e como planejar ações em prol do negócio.

O que é E-NPS?

E-NPS nada mais é do que a sigla para Employee Net Promoter Score, expressão em inglês que se refere ao uso de uma pergunta simples, que deve ser respondida por meio de uma nota de avaliação de 0 a 10, como a feita logo no início deste texto.

Originalmente criada para verificar a satisfação do cliente com relação às empresas, a pesquisa também é um importante instrumento de análise dos colaboradores, tornando o negócio mais humano e promovendo maior transparência nas relações.

Analisando seus resultados, é possível planejar ações, facilitando a construção ou manutenção de uma equipe de sucesso. Como consequência, colaboradores mais engajados vão produzir melhores resultados e impulsionar o crescimento da empresa.

Afinal, para que serve o E-NPS?

Depois de compreender o que é E-NPS, o próximo passo é entender para o que ele serve efetivamente. Por meio de uma pergunta simples e de fácil compreensão, a técnica gera informações importantes para a empresa.

A primeira delas é com relação ao nível de engajamento e motivação dos colaboradores com as funções que desempenham dentro da companhia. O E-NPS também serve para medir a satisfação deles com o ambiente de trabalho e a empresa.

Além disso, a pesquisa é um importante meio de mensurar a lealdade e fidelidade dos colaboradores, identificando se eles estão em sintonia com a ideia do negócio e comprometidos com os objetivos da organização.

Como funciona a técnica?

A técnica tem origem na pesquisa de satisfação do cliente, o Net Promoter Score (NPS), que utiliza a seguinte expressão: “em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa a um amigo ou colega”.

O sistema promove uma coleta simples e ágil de feedback. Com os dados em mãos, eles vão ser analisados e ajudarão a determinar ações de melhoria.

Para aplicá-la ao ambiente corporativo, por meio do E-NPS, o primeiro passo é a montagem das perguntas, que devem ser simples e objetivas. A recomendação é escolher até duas questões.

Feito isso, é importante passar às seguintes etapas:

  • adaptar as perguntas de acordo com a realidade da empresa;
  • estabelecer uma frequência, a cada três ou seis meses;
  • garantir o anonimato dos colaboradores, de forma que eles possam falar sem culpa.

Outro ponto essencial é mostrar — tanto para líderes quanto para a equipe — os resultados gerados após análise dos feedbacks e aplicação das ações.

Quais são as perguntas e como calcular o E-NPS?

Você já sabe o que é E-NPS e como funciona a técnica, mas quais são as perguntas que devem ser feitas? E como vão ser calculados os resultados? Não se preocupe, pois o processo é simples!

Ao escolher uma pergunta, cada uma delas vai ter um foco específico, como o ambiente de trabalho, o líder e a qualidade do serviço ou produto desenvolvido pela empresa. Porém, sempre solicitando como resposta uma avaliação entre 0 e 10. Veja abaixo alguns exemplos:

  • indicaria a nossa empresa como um bom local de trabalho?
  • recomendaria seu gestor como uma pessoa boa para trabalhar?
  • qual a chance de você indicar nossos trabalho para amigos, parentes ou colegas?

Com os dados em mãos, a próxima fase é distribuir os colaboradores em três categorias de acordo com as respostas de cada um deles. São elas:

  • promotores — entram nesta categoria quem deu notas de 9 a 10. Como características, eles são leais ao negócio, engajados e colaboram para o crescimento da empresa;
  • neutros — são aqueles que deram notas de 7 a 8. Eles não estão completamente insatisfeitos ou satisfeitos, mas estão de acordo com o ambiente de trabalho;
  • detratores — entram neste grupo quem deu notas de 0 a 6. Eles estão insatisfeitos e infelizes com o trabalho. A empresa deve entender quais são os motivos disso e propor ações eficazes para que eles não influenciem os outros ou prejudiquem a produtividade.

A partir disso, é possível fazer o cálculo da taxa de E-NPS da empresa. Para isso, basta somar o total de promotores e subtrair o valor do total de detratores, dividindo o resultado pelo total de respostas, usando a seguinte expressão:

  • total de promotores – total de detratores / total de pessoas que responderam x 100

O resultado vai de menos 100 a 100, indicando o nível de comprometimento dos colaboradores e quais ações devem ser desenvolvidas.

Quais os benefícios e como planejar ações?

Entre os diversos benefícios, aplicar o E-NPS permite à empresa identificar os pontos fortes e fracos do ambiente de trabalho e promover processos de melhoria de forma contínua. Além disso, a pesquisa é rápida e de baixo custo. Ela pode ser enviada por e-mail e respondida em poucos minutos.

Com os dados da avaliação em mãos, será mais eficaz o processo de tomada de decisão e resolução de problemas dentro da empresa. Independentemente do resultado da taxa do E-NPS, o objetivo é transformar colaboradores neutros e detratores em promotores do negócio.

Para fazer isso, avalie as respostas dos promotores e reproduza essas ações apontadas por eles junto aos demais integrantes da equipe. Incentive a busca por conhecimento, promovendo cursos e capacitação.

Outra boa iniciativa é criar um plano de carreira claro para todos, incluindo promoções e aumento de salário. Se isso não for possível, elabore uma forma de recompensar os colaboradores publicamente, por exemplo, indicando o profissional do mês ou premiando aqueles que completaram 5, 10 ou 20 anos na companhia.

Viu só como é simples entender o que é E-NPS e como aplicá-lo de maneira prática na empresa? Com a pesquisa, fica mais fácil localizar problemas, solucionar erros e motivar a equipe. Assim, a produtividade aumenta e o negócio cresce.

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