A comunicação é essencial para liderar equipes. Ela está presente em todos os procedimentos de uma empresa e é determinante para que eles ocorram de modo eficiente e tenham os efeitos esperados. Além disso, é responsável por todas as interações que permitem a evolução de um negócio.

Para que uma equipe obtenha excelentes resultados, é necessário que exista uma liderança que compreenda a importância da comunicação para o exercício da sua função e o impacto que ela tem sobre a organização, tendo as habilidades necessárias para utilizá-la, além de conhecer as técnicas e ferramentas que melhoram e agilizam os seus processos.

Para ajudar os gestores a liderarem equipes, preparamos este guia com todas as informações necessárias para entender como a comunicação pode ser o segredo do êxito profissional e como fazer dela um instrumento de sucesso. Vamos lá?

1. Quais são as funções de um líder?

É dever de todo líder atuar na formação e desenvolvimento das equipes, sendo exemplo para elas e sabendo motivá-las, além, é claro, de saber negociar e comunicar-se de maneira eficiente, assim como ser o responsável pelo planejamento estratégico e por apresentar resultados para a empresa. A seguir, separamos mais detalhes sobre cada uma dessas atribuições:

Formar e desenvolver equipes

Equipes bem-sucedidas são essenciais para uma organização, mas, para obtê-las, são necessários líderes que compreendam a importância do seu papel e reúnam e desenvolvam talentos que formem um grupo com características que contribuam para a evolução da empresa.

Planejar estrategicamente

O líder precisa definir metas e traçar um plano para atingi-las. Ele determina as etapas para alcançar o objetivo, como cada funcionário vai contribuir e sabe quais são os benefícios individuais e coletivos que o processo trará para o grupo.

Ademais, é sua função estipular os recursos que serão empregados e estabelecer um padrão para a avaliação do desempenho dos colaboradores.

Negociar

O sucesso de uma equipe está pautado no bom relacionamento dos funcionários e na associação eficiente das capacidades individuais para alcançar um objetivo coletivo. Para que isso ocorra, é preciso que o líder consiga definir princípios e valores que dialoguem com cada um dos colaboradores e com a filosofia da empresa.

Todos esses aspectos dependem das habilidades de negociação do líder, que precisa antever possibilidades e criar um ambiente conciliatório, no qual todos tenham voz, respeitem as opiniões e estejam engajados com a organização.

Comunicar com eficiência

Ter uma comunicação eficiente é uma das principais funções de um líder, pois, sem ela, é impossível criar uma equipe de alta performance. Quando as mensagens são entregues de forma eficaz para os funcionários, ruídos são evitados e os objetivos e as expectativas ficam claros, criando um clima propício para a geração de bons resultados.

Motivar a equipe

Para uma equipe ter sucesso, é essencial que os membros dediquem o melhor das suas capacidades aos objetivos conjuntos — e isso só acontece quando os funcionários estão motivados.

Por este motivo, é fundamental que o líder conheça os propósitos individuais e crie um ambiente estimulante, no qual todos saibam a importância de seus papéis e estejam dispostos a trabalhar pelo sucesso do grupo.

Ser um exemplo

O líder é a referência da equipe e o seu comportamento tende a ser reproduzido pelos colaboradores. Por causa disso, ele deve estar atento a todas as suas ações e agir com cordialidade e coerência.

Ele precisa se mostrar confiável, íntegro e capacitado, pois a sua credibilidade depende da imagem que transmite para os colaboradores e do desempenho e das atitudes da sua equipe.

Apresentar resultados

O êxito de um negócio depende de resultados e buscá-los é a principal função de um líder. Todas as suas ações precisam ter como foco entregá-los para a empresa, mas isso precisa acontecer de forma sustentável e contínua.

2. Qual a relação entre liderança e comunicação?

O sucesso de uma empresa depende da capacidade dos seus líderes. As pessoas são os principais recursos de um negócio e, para trazerem resultados, elas precisam ser bem orientadas. Não importa o quão qualificado seja um funcionário: se as suas aptidões não forem bem direcionadas, ele não trará vantagens para a organização.

Líderes são seguidos por suas ideias e ações. É isso que os diferencia dos chefes, que não detêm poder pelo cargo que ocupam e, sim, pela forma que cativam as pessoas. Um líder não precisa dar ordens, ele convence pelo comportamento e, principalmente, pela forma que se comunica.

A boa comunicação é essencial, pois, sem ela, é impossível liderar, uma vez que essa função está totalmente baseada em processos de interações verbais e não verbais. É por meio deles que uma pessoa expõe ideias e impulsiona outras a agirem.

Se observarmos os maiores líderes do mundo, vamos perceber que eles não têm apenas uma mensagem, mas uma forma de transmitirem que inspira outras pessoas. Eles compreendem que não basta falar, é preciso convencer e, para isso, são necessárias formas de comunicação que atinjam emoções e aspirações, resultando na disseminação de ideias e movimento.

Para uma organização evoluir, é preciso que os profissionais que estão nas posições de liderança entendam a importância da comunicação e sejam capazes de usar todos os tipos de expressão para influenciarem as pessoas e fazer delas seguidoras das suas ideias.

3. Quais são as melhores técnicas de comunicação para liderar equipes de sucesso?

Ouvir ativamente

Ouvir não é dar tempo para as pessoas falarem, mas para absorverem o que estão dizendo. A maior parte das pessoas pensa no que vai responder enquanto o outro está falando e, ao final da conversa, cada uma das partes tem apenas pedaços do que o outro falou.

Esse é um erro que um líder não pode cometer, porque torna impossível o estabelecimento de uma comunicação eficaz: elemento essencial para a harmonia e bom desempenho de uma equipe.

O líder precisa dar espaço para os funcionários fazerem as suas considerações e opinarem, escutando com atenção. Dessa forma, ele terá todas as informações compartilhadas e conseguirá estabelecer um fluxo de comunicação eficiente.

Além disso, isso faz com que cada membro da equipe perceba que está sendo ouvido e que a sua opinião é importante para o líder, criando um ambiente estimulante.

Comunicar de forma objetiva

A boa comunicação necessita de objetividade. Quando são usados três minutos para transmitir uma mensagem que poderia ser entregue em dez segundos, a ideia que está tentando ser passada provavelmente se perderá, assim como a atenção do interlocutor.

Ser específico e cortar as ambiguidades, fazendo a transmissão de forma simples e direta, evita ruídos e torna a comunicação efetiva.

Ler os sinais não verbais

A comunicação não está apenas no significado das palavras e perceber isso pode ser o segredo da boa liderança. Vários sinais verbais e não verbais, usados durante as conversas, revelam informações importantes que ajudam a captar a mensagem que o funcionário quer passar ou o que ele realmente está pensando.

Para conseguir ler os sinais não verbais, o líder precisa estar atento a alguns aspectos, como tom da voz, ritmo da fala e expressão corporal. Eles são essenciais para a compreensão da ideia e das intenções que estão sendo transmitidas de forma voluntária ou não.

Ser coerente

Quando a expressão verbal não está alinhada com a corporal, a mensagem que está sendo transmitida perde a credibilidade e raramente chega ao interlocutor. Por este motivo, é fundamental que exista coerência entre todas as linguagens utilizadas para realizar a comunicação.

Adequar a linguagem

As pessoas são diferentes em vários aspectos, como cultura, prioridades, formação e objetivos. Essas disparidades fazem com que cada membro de uma equipe seja único e a abordagem do líder precisa ser da mesma forma: única.

Existem várias formas de transmitir uma mesma mensagem. O líder precisa considerar as individualidades e adequar a mensagem a cada interlocutor para que a comunicação seja efetiva com todos.

Fazer perguntas

Para ter uma comunicação eficiente entre as partes da equipe, é necessário que todos conheçam os assuntos que estão sendo tratados, e as perguntas fazem as pessoas buscarem informações e refletirem. Além disso, os questionamentos propiciam o surgimento de ideias inovadoras, e fazem com que todos participem e sintam-se responsáveis pelo sucesso da equipe.

Contar histórias inspiradoras

Saber contar histórias é um dos maiores diferenciais que um líder pode ter. Quando bem utilizadas e executadas, elas tornam a mensagem memorável e têm o poder de inspirar, motivar e impulsionar, aspectos essenciais para o sucesso de uma liderança.

4. Quais são as melhores ferramentas de comunicação para liderar equipes com maestria?

Espaços de colaboração virtual

Para tornar uma equipe produtiva, deve existir comunicação contínua entre os seus membros. Os espaços de colaboração virtual tornam isso possível mesmo quando os funcionários estão em localizações diferentes ou trabalham em horários distintos.

Entre os benefícios dos espaços de colaboração podem estar:

  • quebra de barreiras geográficas: a comunicação é viável independentemente de onde cada membro da equipe esteja;
  • compartilhamento de arquivos: documentos, áudios e vídeos referentes a projetos e treinamentos, por exemplo, podem ser facilmente compartilhados;
  • incentivo à colaboração: como é fácil trocar opiniões, os membros da equipe se sentem estimulados a contribuírem com os colegas e terem uma voz ativa nas decisões.

Blog

Ter um blog no qual a equipe possa transmitir conhecimento e compartilhar informações é uma excelente forma de manter os funcionários conectados e engajados com o objetivo coletivo. Entre as vantagens do blog estão:

  • propagar o conhecimento: se um dos funcionários é especialista em um determinado tema, ele pode ajudar a instruir os outros membros da equipe de forma prática;
  • ter uma base permanente de informações: os conteúdos publicados estarão disponíveis para serem acessados a qualquer momento;
  • estimular a colaboração: permite que todos contribuam com informações e opiniões;
  • motivar a equipe: como todos podem compartilhar o melhor dos seus conhecimentos, os funcionários aprendem constantemente e sentem-se valorizados, dois aspectos que causam motivação.

Vídeos

Os vídeos possibilitam a criação de conteúdos atrativos e o compartilhamento de informações gravadas ou em tempo real. Além disso, eles podem ser usados juntamente com outras ferramentas como o blog e a TV corporativa, facilitando a rotina da empresa e acelerando os processos. Eles podem ter diferentes funções para o líder. Entre elas estão:

  • reuniões virtuais: por meio de softwares, os vídeos permitem a interação em tempo real de funcionários que estão em diferentes localizações;
  • mensagens motivadoras: pessoas se sentem mais atraídas e inspiradas por conteúdos visuais, o que torna os vídeos uma excelente forma de motivar;
  • transmissão de informações: conhecimentos e ideias podem ser compartilhadas com a equipe de forma criativa e engajadora.

TV corporativa

A TV corporativa permite que a empresa faça uma programação exclusiva para os funcionários. Essa ferramenta propicia que os conteúdos sejam disponibilizados de forma estratégica e integrada, informando, treinando e motivando os colaboradores.

Entre as vantagens da TV corporativa estão:

  • disponibilização de informação: permite transmitir mensagens para os funcionários de forma integrada;
  • informação alinhada: todos os colaboradores recebem as informações ao mesmo tempo;
  • comunicação direta: as informações chegam aos colaboradores quando a empresa desejar, pois não são necessárias ações dos usuários para acessá-las.

Podcasts

Os podcasts são uma maneira simples de proporcionar treinamento e orientação, atualizar os membros da equipe sobre mudanças na empresa e fornecer informações relevantes sobre as rotinas de trabalho. Algumas das vantagens dos podcasts são:

  • fácil acesso: podem ser ouvidos em quase qualquer lugar por meio de um dispositivo móvel;
  • praticidade: permitem a transmissão de conteúdos de forma rápida;
  • baixo custo: não é necessário ter muitos recursos para que o material seja feito.

Intranet

A Intranet é um espaço para comunicação e colaboração interna. Com ela, é possível manter as informações centralizadas e compartilhá-las com facilidade. Entre as vantagens da intranet estão:

  • evitar ruídos de comunicação: todos os interessados recebem a informação ao mesmo tempo;
  • ter informação de fácil acesso: as informações podem ser acessadas de forma rápida e prática;
  • criar uma base de dados: os conteúdos divulgados ficam disponíveis, podendo ser acessados a qualquer momento.

5. Quais são os maiores desafios de liderar equipes na atualidade?

Inovar

Um líder precisa inovar na mesma velocidade que as mudanças ocorrem no mercado, ou seja, constantemente. Para manter equipes obtendo um bom desempenho, ele precisa buscar novidades continuamente para tornar os processos mais eficientes e as abordagens mais eficazes.

Desenvolver potenciais

O sucesso da equipe depende da capacidade de seus membros e do quanto o líder consegue desenvolvê-las. Mas reconhecer potenciais e conseguir transformá-los em realidade depende de uma série de habilidades — entre elas, uma percepção apurada — e necessita de muita prática.

Reter talentos

Um dos principais motivos das demissões por parte dos funcionários é o descontentamento com as lideranças. Por causa disso, os líderes precisam estar atentos à satisfação dos membros das equipes e mantê-los em constante evolução.

Motivar a equipe

Para uma equipe ter sucesso, cada um dos seus membros precisa estar motivado para entregar o melhor de suas capacidades. Isso demanda um trabalho constante do líder para manter alinhados os propósitos individuais e coletivos, e obter resultados que satisfaçam a todos.

Promover engajamento

Fazer as pessoas permanecerem comprometidas com a missão da empresa é essencial para o sucesso dos projetos. Os funcionários não se empenham em realizar as atividades da melhor forma quando estão desmotivados e isso se reflete nos resultados.

Para que cada um faça as suas tarefas com excelência, o líder precisa fazer um trabalho minucioso para que todos continuem envolvidos com a meta da equipe.

Manter-se atualizado

Mesmo com a rotina frenética dentro da empresa, é fundamental que o líder continue evoluindo e tentando se aperfeiçoar para continuar obtendo bons resultados, o que faz com que ele precise de tempo para buscar conhecimento.

Administrar conflitos

Os conflitos são constantes no ambiente de trabalho e é papel da liderança administrá-los. Eles podem ser pessoais, interpessoais e organizacionais e o líder precisa ter as habilidades necessárias para conseguir contorná-los e fazer com que eles não atrapalhem o desempenho da equipe, afetando o clima e os resultados da empresa.

Gerenciar mudanças

No seu dia a dia, o líder precisa impulsionar, compreender e gerir mudanças, avaliando suas consequências para todos os aspectos dos projetos e das equipes. Como os funcionários vão reagir a essas mudanças e superar as adversidades depende de como o líder enfrenta a situação e supera as resistências.

Obter resultados cada vez melhores

Quando um profissional entrega bons resultados, a tendência é que se exija cada vez mais dele. Lidar com isso pode ser um grande desafio, pois, além da pressão constante, o líder precisa estar atento para não impor responsabilidades desnecessárias para os colaboradores e prejudicar o desempenho da equipe.

6. Como a comunicação ajuda a superar as dificuldades de liderar?

Evita informações desencontradas

Quando os funcionários ou os setores de uma empresa trabalham com informações desencontradas, é impossível que os processos ocorram de forma ordenada e isso afeta diretamente os resultados.

Se a empresa tem boas rotinas de comunicação, utilizando as ferramentas adequadas às suas necessidades, e os seus líderes têm habilidades que permitem a transmissão das mensagens de forma clara, é muito provável que todas as partes da empresa consigam entregar resultados, os quais, associados, fazem o sucesso da empresa.

Além disso, informações entregues de forma precisa evitam fofocas e especulações que podem afetar a relação dos funcionários com a empresa, prejudicando a harmonia do ambiente de trabalho.

Gera confiança

Para um líder alcançar bons resultados, ele precisa que os membros da equipe acreditem nas suas capacidades, mas também confiem no seu caráter e integridade.

Afinal, é por meio da empatia e da comunicação que as pessoas conhecem as convicções umas das outras, descobrem afinidades e desenvolvem admiração, aspectos fundamentais para a criação de laços de confiança.

A confiança propicia que os colaboradores abracem as ideias do líder e assumam riscos para alcançarem as metas estipuladas.

Cria um ambiente colaborativo

Para que uma equipe tenha êxito, ela precisa combinar as capacidades de todos os funcionários de forma eficiente, visando alcançar um objetivo conjunto. Para isso, é necessário que o líder consiga criar um ambiente colaborativo, no qual cada um assuma as suas responsabilidades e ajude os outros a evoluírem.

Quando o líder consegue estabelecer uma comunicação efetiva com a equipe e entre os funcionários, as resistências são quebradas e a colaboração acontece naturalmente, beneficiando a todos.

Auxilia na resolução de conflitos

Conflitos são comuns dentro de uma empresa, mas é a forma que o líder os enfrenta que define como eles vão afetar os resultados da equipe. Os conflitos quase sempre estão relacionados à comunicação, ou melhor, ao mau uso dela, e a solução, invariavelmente, passa por esse elemento.

Quando o líder utiliza a comunicação de forma eficaz, isso se reflete na equipe, evitando o surgimento de embates, que passam a ser resolvidos rapidamente e sem maiores consequências.

Ajuda a motivar os colaboradores

Para uma equipe obter sucesso, todos os seus membros precisam estar altamente motivados e dispostos a buscarem os objetivos conjuntos. Tendo isso em vista, é por meio da boa comunicação que o líder consegue estimular e inspirar os colaboradores.

Impulsiona o desenvolvimento dos funcionários

O líder precisa conhecer os colaboradores para poder ajudá-los a desenvolverem as suas principais capacidades e superarem as suas limitações e, mais uma vez, é a comunicação que permite que isso ocorra.

Quando o líder tem uma boa comunicação, consegue fazer os funcionários se sentirem confortáveis para compartilharem as suas expectativas e opiniões, possibilitando que ele entenda o que é necessário para a evolução de cada colaborador e quais pontos são mais importantes para o sucesso da equipe.

Contribui para a retenção de talentos

Além do desenvolvimento, a boa comunicação possibilita a criação de um ambiente agradável. Esses aspectos são fundamentais para que os funcionários queiram permanecer na empresa, pois estão satisfeitos com o clima da equipe e sentem que estão sendo liderados por alguém que está trabalhando para fazê-los evoluir.

Estimula o autoconhecimento

Quanto melhor é a comunicação de um líder, mais ele vai conseguir descobrir sobre a sua equipe e, consequentemente, sobre ele mesmo. Esse autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento profissional, porque mostra as habilidades que precisam ser adquiridas e aperfeiçoadas para superar os desafios que surgem diariamente.

Para obter sucesso, um líder precisa perceber que a comunicação é uma troca, na qual as necessidades e preocupações dos colaboradores importam e podem ajudá-lo a evoluir. Quando o profissional consegue compreender isso, utiliza a expressão verbal no trabalho de forma eficiente e aplica boas técnicas e ferramentas para agilizar os processos, os resultados positivos aparecem.

Quer melhorar a comunicação? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar você a liderar equipes de sucesso.

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