A imagem profissional que temos possui uma imensa repercussão nas oportunidades que se apresentam e na forma como progredimos em nossa carreira. Ter o respeito e a admiração dos colegas do trabalho facilita a liderança e também abre portas para o desenvolvimento profissional. Por isso, é muito importante estar atento à mensagem que nossas condutas e posicionamentos transmitem.

É muito importante que sejamos capazes de projetar para as outras pessoas uma imagem que seja a representação de nossas ambições. Alguém que não tem interesse em liderar, por exemplo, não precisa exteriorizar competências e formas de agir importantes para essa atividade. Contudo, no caso do profissional que tem interesse em se tornar gestor, é preciso transmitir a imagem de líder.

Clique aqui e saiba como melhor a sua comunicação verbal

Não basta ter habilidades valorizadas para uma determinada função que se almeja, é preciso que essas competências sejam conhecidas e reconhecidas pelas pessoas responsáveis. Apenas assim, projetando uma imagem adequada, o profissional poderá ser indicado para uma determinada função ou terá suas qualidades reconhecidas.

Para criar uma imagem profissional positiva, que ajude a alcançar os seus objetivos e que apresente todas as qualidades que você já tem, é importante ficar atento a alguns aspectos. Não basta ter formação acadêmica, educação, erudição e boa aparência para que se tenha uma boa imagem profissional. Veja como e por que buscar melhorar esse aspecto. Acompanhe!

Imagem profissional e reputação

É sabido que o conhecimento técnico não garante a ninguém uma melhor posição profissional. Este é um elemento muito importante, mas não é determinante, até porque é o mínimo que se espera. Para que se tenha um alto desempenho, é necessário possuir habilidades que vão além do conhecimento específico da área de atuação, como uma boa reputação.

A reputação é compreendida pela forma como os outros percebem uma determinada pessoa, e é comumente associada ao aspecto profissional de nossas vidas. Nossa reputação muitas vezes nos precede, sendo por meio dela que ficamos conhecidos — para o bem ou para o mal. Quando as pessoas falam bem de nós, temos uma boa reputação; quando falam mal, o inverso.

Faça excelentes apresentações em público! 

Ser bem-visto significa que as pessoas percebem características positivas suas e que você as possui acima da média. Quando muitas pessoas concordam acerca das qualidades de alguém, falam sobre ela e esta pessoa passa a ser conhecida por estas qualidades, é inegável que isso tem um reflexo positivo em sua vida profissional.

É desejado que um bom profissional, alguém que busca ocupar cargos de liderança, seja conhecido por qualidades inerentes a esta posição. É preciso grande dedicação e constância, além da habilidade desta pessoa de demonstrar as suas qualidades e habilidades quando requeridas, para que sua vida profissional seja alavancada.

A importância da comunicação

Nada supera a habilidade de se comunicar para a criação de uma boa imagem profissional. É por meio dela que você transmite aos outros as suas melhores qualidades, seja de forma direta ou indireta. Quando temos a intenção de explicitar um determinado ponto, e fazemos isso conscientemente, estamos nos comunicando de forma direta.

Por outro lado, somos percebidos pelos outros e comunicamos também passivamente, em nossas atividades e atitudes cotidianas. A comunicação acontece o tempo todo durante as interações humanas e é por meio dela que os outros nos conhecem. A maneira como nos apresentamos e o que dizemos e fazemos são determinantes na vida profissional.

Se comunicar bem significa possuir a habilidade de se expressar com clareza e fluidez, de forma interessante para o espectador e demonstrando conhecimento sobre o assunto; significa também ser capaz de compreender o outro. É um processo dialético, no qual é preciso ter a mesma dedicação e competência para entregar e receber.

Na vida profissional, esta característica é determinante porque não se alcança grandes resultados sozinho. O trabalho em equipe é fundamental para o atingimento das maiores metas, e apenas se consegue uma equipe coesa quando se tem uma comunicação eficiente e que favorece a manifestação daquilo que os indivíduos têm de melhor.

Como melhorar a comunicação

Para melhorar a sua comunicação, é fundamental buscar ajuda profissional. O melhor caminho é contar com o apoio e o suporte de pessoas especializadas que conhecem técnicas e que possuem a melhor didática para ensinar você a se comunicar melhor. Existem diversos caminhos e você deve encontrar aquele que melhor se encaixa a suas necessidades.

coaching é um método por meio do qual um profissional especializado guia alguém ou um grupo para que encontrem o melhor entendimento sobre um determinado tema. Essa modalidade é indicada para aqueles que têm um objetivo específico. O coach, ou técnico, será a pessoa que possui o conhecimento e a capacidade de direcionar você ou sua equipe para o melhor caminho.

Você também pode buscar melhorar suas habilidades específicas ou as habilidades da sua equipe. Para isso, é preciso que haja um atendimento individual dedicado, voltado especificamente para você ou para sua equipe. Assim, é possível eliminar um obstáculo que esteja impedindo o atingimento da excelência, sua ou do seu time.

Também é recomendado que se busque sempre o conhecimento e aprimoramento contínuos. Procure frequentar e organizar para o seu time palestras com profissionais de renome, que possuam amplo conhecimento sobre temas interessantes ao seu propósito. Assim, você estará garantindo a atualidade de suas informações, bem como conseguirá o estudo de temas específicos necessários a sua carreira ou sua empresa.

Esperamos que este texto tenha sido útil e que tenha motivado você a buscar melhorar sua imagem profissional. Se comunicar com destreza e qualidade possibilita a expansão das oportunidades no trabalho e, de quebra, melhoram as relações interpessoais fora do ambiente corporativo, trazendo benefícios duradouros em todos os aspectos da vida.

Se você gostou do conteúdo deste texto nos siga no FacebookLinkedIn e Twitter e se inscreva no nosso canal no YouTube. Dessa forma, você ficará por dentro de como melhorar a sua comunicação e não perderá dicas e promoções exclusivas! Garantimos que, ao melhorar a sua comunicação, você será capaz de alcançar objetivos maiores e melhorará vários aspectos da sua vida pessoal e profissional.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *
You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>