A importância de aprender sobre coisas novas e de renovar os conhecimentos já adquiridos se faz presente em qualquer carreira. O profissional precisa estar sempre atualizado e atento às mudanças que norteiam o seu ramo de trabalho.

Nesse contexto, engana-se quem pensa que os estudos devem ser encerrados quando você termina um ciclo, seja ele o ensino médio, um curso técnico ou a faculdade. Para manter-se no mercado é necessária a constante atualização, ainda mais para quem almeja cargos de chefia ou crescer na carreira.

Pensando nisso, falaremos sobre a importância de aprender e como você pode desenvolver hábitos que te ajudarão a fixar os estudos! Vamos lá?

Qual a importância de aprender constantemente?

Exercitar o cérebro

Assim como qualquer outro músculo do corpo humano, para ficar em forma, o cérebro precisa ser exercitado o tempo todo. E a melhor maneira de fazer isso é estudando e sempre aprendendo coisas novas, estimulando você mesmo a pensar e a refletir sobre novos conhecimentos.

Melhorar a carreira

Se você está, constantemente, fazendo cursos, adquirindo novas habilidades e novos conhecimentos, as chances de ser promovido ou de receber propostas de emprego melhores serão bem maiores. Isso tornará você um profissional mais requisitado e com salários mais atrativos.

Prevenir doenças

Quando você é uma pessoa ociosa, há os riscos de desenvolver ansiedade, ficar desestimulado com a carreira e, até mesmo, entrar em um quadro de depressão. Já quando você aprende constantemente, as chances de isso acontecer serão bem reduzidas.

Outra doença que você previne ao estimular seus conhecimentos é o Mal de Alzheimer, que terão os efeitos reduzidos quando a memória for exercitada continuamente.

Promover a produtividade

O aprendizado constante faz com que você mantenha-se conectado e, com isso, obtenha maior produtividade, tendo em vista que aprenderá novas teorias, tendências e formas de pensar o mundo e as coisas ao seu redor.

Além disso, a tecnologia, por exemplo, muda a todo instante: caso você seja estimulado, estará sempre por dentro de novas atualizações.

Ter uma carreira de sucesso

Todas as pessoas que atingiram algum sucesso na carreira foram à base de muito estudo e conhecimento adquirido ao longo dos anos.

Tenha alguém que o inspire a aprender coisas novas a cada dia mais, para que você alcance um patamar parecido com o daquela pessoa. Saiba que isso não é imitar, mas é ter alguém que sirva de exemplo para crescer e se dar bem na carreira escolhida.

Como desenvolver habilidades para aprender constantemente?

Estabeleça uma meta

Um primeiro e importante passo para você desenvolver suas habilidades de aprender constantemente é estabelecer uma meta. Saiba qual é o seu objetivo perante algum estudo: aprofundar conhecimentos, adquirir novos aprendizados, passar em alguma prova de concurso e assim por diante.

Estabelecer essas metas permite que você tenha mais concentração e afinco. Quando você não possui esses objetivos, pois não sabe onde quer chegar com os conhecimentos adquiridos, as chances de parar pela metade são bem maiores.

Peça feedbacks às pessoas mais próximas de você

Sempre que você fizer alguma tarefa, peça a opinião de seus colegas e gestores. Para que isso seja positivo, não tente se defender. Caso receba críticas em relação ao seu desempenho, transforme isso em aprendizado.

É essencial, no entanto, que você saiba diferenciar quando as críticas forem positivas ou não. Absorva apenas aquelas que forem dadas com o objetivo de ajudá-lo a aperfeiçoar o seu desenvolvimento. Afaste o medo das falhas e acredite no seu potencial de crescimento. A percepção das necessidades de mudanças também são um caminho para o autoconhecimento.

Utilize técnicas mais eficientes e melhore seu aprendizado

Estudar sozinho e sem técnicas pode até dar um certo resultado, mas a utilização de metodologias apropriadas podem fazer com que você aprenda mais rápido e utilize melhor o seu tempo. Essas técnicas permitem uma maior capacidade de memorização, melhoram a leitura e auxiliam na assimilação de conteúdos com mais rapidez.

Você já teve aquela sensação de ficar horas estudando e, ao final, perceber que os resultados não foram muito satisfatórios? Com o uso de técnicas mais eficientes, você terá capacidade de selecionar aquele conteúdo mais importante, definir prioridades e alcançar objetivos mais concretos.

Concentre-se em uma habilidade de cada vez

Em geral, quando você está aprendendo coisas novas, pode ser até motivador tentar aprender várias sub-habilidades de uma só vez. No entanto, isso não é bom para o seu desempenho: sua capacidade de memorização e de aprendizado será reduzida.

Para alcançar um resultado positivo, é necessário que você tenha um objetivo e aprenda uma sub-habilidade de cada vez. Para tanto, defina aqueles assuntos mais importantes e faça pesquisas sobre eles.

A ordem também é interessante: o que for essencial e que direcionar para conteúdos que exigem mais complexidade, devem ser priorizados na hora dos estudos. Assim, quando você passar para as próximas etapas, ficará bem mais fácil alcançar o seu objetivo.

Durma bem

Dormir bem e descansar o cérebro é essencial para aumentar sua concentração e a sua capacidade de aprender novas habilidades.

Algumas dicas para uma boa noite de sono são fundamentais para que você alcance esse objetivo: evite mexer no celular ou no computador quando estiver próximo ao horário de dormir, pois as luzes alertam o seu cérebro e isso pode provocar insônia ou prejudicar o sono.

Além disso, desligue qualquer aparelho que esteja emitindo ruídos de som, como a televisão, por exemplo. O cérebro, mesmo durante o repouso, está em constante funcionamento e atento a todos esses barulhos.

Assim, quando você dorme bem, muitos aspectos importantes serão percebidos no seu cotidiano: aumento da sua capacidade de aprendizado, redução do risco de doenças, melhora do humor e da disposição.

Logo, são detalhes, mas que fazem uma grande diferença, já que influenciam bastante na forma e na importância de aprender.

Que tal conferir a agenda de cursos da Passadori e colocar em prática os nossos ensinamentos? Por meio de uma equipe altamente qualificada, você aprenderá técnicas de comunicação, de apresentação e de liderança.

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados são necessários *