Com a concorrência no mercado atual, buscar características para de destacar é fundamental. Entre elas: a habilidade de se comunicar, muito valorizada no mundo corporativo. Seja na hora de disputar uma vaga ou cultivar relacionamentos é importante perceber o quanto a usamos para benefício próprio. Saiba mais!

Segundo Reinaldo Passadori, especialista em comunicação, sem ela, jamais poderíamos demonstrar o quanto somos melhores hoje comparando-se ao passado, tampouco, avançar em relação às nossas aptidões profissionais. De acordo com o mesmo, é importante entendermos essa profundidade e fazer uma análise se estamos fazendo de forma completa.

“Quem acha complicado lidar com o desenvolvimento dessa capacidade, muitas vezes, aponta o crescente volume de informação corrente no mundo como o maior obstáculo.Não adianta reclamar, ele não vai diminuir”, explica Passadori. É necessário perceber quais ferramentas são utilizadas para estimular essa competência.

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Pensando nisso, o especialista desenvolveu a metodologia das sete dimensões para verificar se estamos alinhados às nossas expectativas:

Intrapessoal:  a “ponte” estabelecida de uma pessoa consigo mesma. É possível trabalhar o seu comportamento e transformar a timidez em força para se expressar com confiança.

Interpessoal: engloba o diálogo, a empatia, a importância do feedback e o elo com nosso interlocutor.

Vocal: lida com o “como” dizer.

Corporal: os nossos gestos, expressões faciais, estilos, aparências e sinais são importantes para transmitir mensagens.

Técnica: tem a ver com os recursos para torná-la adequada aos ambientes e circunstâncias, isto é,  ferramentas como aplicativos, audiovisuais, etc.

Intelectual: ocorre quando somos capazes de planejar e preparar com propriedade as nossas apresentações.

Espiritual: se refere ao cultivo de valores para a buscar uma oportunidade de deixarmos a nossa marca no mundo.

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O estudante de engenharia civil, Guilherme Chartouni, da Universidade Estadual de Campinas acredita ser fundamental fazer essa auto análise, pois permite sair da sua zona de conforto e abrir-se a novos horizontes. “Eu procurei sempre participar de muitas instituições, as quais me fizeram ter de estabelecer uma comunicação eficiente com diferentes tipos de pessoas. A grande chave é saber ouvir ativamente o seu interlocutor e inserir sua ideia”, conta. Certamente, esse é um jeito de se sobressair.

Dessa maneira, haverá mudanças positivas e significativas em nossa vida pessoal e profissional.

Fonte: Núcleo Brasileiro de Estágios

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