“O melhor resultado é obtido quando todos no grupo fazem o melhor para si e para o grupo”, explicou John Forbes Nash, famoso matemático e vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1994. A frase retrata a importância de uma empresa contar com uma equipe de alta performance. Afinal, somente com o trabalho de um time unido é possível obter resultados incríveis e alcançar o sucesso.

Mas como encontrar e manter pessoas qualificadas no time? Construir uma equipe altamente eficiente exige competência e visão do gestor para combinar habilidades diferentes do grupo em busca do desenvolvimento de trabalhos em conjunto.

Além disso, cabe ao líder encorajar as pessoas e estimular a criatividade para que a equipe fuja do “senso comum” e alcance resultados extraordinários. Quer saber como chegar lá? Acompanhe!

1. Defina as metas

Para ter uma equipe de alta performance é necessário, em primeiro lugar, definir os principais objetivos da organização e de cada projeto executado. Com isso, os profissionais poderão se engajar e dedicar tempo ao alcance das metas.

Para que os melhores resultados possíveis sejam obtidos, o mais indicado é convidar a equipe para participar da definição dos objetivos. Isso aumenta a motivação dos colaboradores e cria uma sensação de responsabilidade maior na execução das atividades, uma vez que todos concordaram com o combinado desde o início.

Uma vez definidas, o ideal é escrever as metas e formalizá-las. Quando as informações são compartilhadas com o time, elas se transformam em um acordo entre todos, o que exigirá a motivação da equipe para alcançar os resultados planejados.

Para que a equipe se sinta ainda mais disposta a participar da definição de metas, é recomendado também buscar um ambiente diferenciado para essa atividade. Pode-se escolher um parque ou outro ambiente fora do espaço normal de trabalho para que os profissionais se sintam livres das pressões e libertem a criatividade.

2. Compartilhe valores

É fundamental contar com pessoas que compartilhem dos mesmos valores da empresa para que seja possível alcançar os resultados. Portanto, é necessário investir na contratação de pessoas qualificadas, mas que também tenham a mesma visão da companhia.

Afinal, para formar equipes de alta performance é necessário que os colaboradores tenham confiança e respeito pelas atividades dos outros. Além disso, eles precisam valorizar o ambiente de trabalho, favorecer a troca de ideias, a colaboração e demonstrar engajamento para o alcance dos objetivos.

3. Desenvolva uma boa comunicação

Uma equipe de sucesso precisa manter uma comunicação eficiente e contínua entre os membros. Isso gera confiança, evita conflitos e favorece o esclarecimento de dúvidas.

Nesse sentido, o gestor pode criar um canal de comunicação aberto para os colaboradores e incentivar a participação. Por exemplo: pode-se lançar mão de ferramentas como o Slack para perguntas e respostas rápidas, fazer reuniões semanais para o compartilhamento de informações, entre outras opções.

Essa prática favorece a criação de um ambiente colaborativo e contribui para alinhar as expectativas de todos. Ela também permite o compartilhamento do andamento dos projetos, o que dá mais transparência das ações para a equipe.

4. Dê autonomia para a equipe de alta performance

O líder precisa confiar e dar liberdade para a equipe trabalhar. Só assim ele terá profissionais engajados e orientados para o sucesso da empresa.

Para tanto, podem-se delegar tarefas para as pessoas que demonstram responsabilidade e explicar as necessidades de cada demanda. Ainda, é preciso orientar os profissionais, fazer treinamentos e dar autonomia para que eles desempenhem as atividades.

Mesmo assim, o gestor pode (e deve) se mostrar disponível caso algum colaborador precise de auxílio. Com essa atitude, ele dá liberdade para a equipe trabalhar e estreita os laços de confiança. Em longo prazo, isso favorece o desenvolvimento de profissionais ainda mais capacitados e orientados para o sucesso da empresa.

5. Facilite o desenvolvimento de habilidades

Para ter uma equipe de alta performance, o líder deve favorecer o desenvolvimento de habilidades individuais dos colaboradores. Por quê? Quando o profissional percebe que não consegue mais crescer na empresa, ele provavelmente procurará outro lugar para trabalhar. Além disso, quando o time consegue aprimorar as competências, a corporação ganha em resultados.

Imagine o seguinte: um funcionário pode buscar cursos na área tecnológica, enquanto outro procura desenvolver melhor as habilidades de escrita e comunicação. Quando eles trabalharem juntos, as aptidões vão se complementar, possibilitando resultados incríveis para a organização.

Com isso, a equipe consegue trabalhar com sinergia e produtividade. E os erros serão menores, visto que cada membro do time terá habilidades complementares.

6. Arrisque e quebre paradigmas

O líder também deve ter uma mente aberta e disposta a mudanças. Isso porque, muitas vezes, é preciso inovar e quebrar paradigmas para obter resultados de alta performance.

Ao trilhar caminhos diferentes, a criatividade e a liberdade de expressão são favorecidas. Sendo assim, quando o gestor permite que os colaboradores trilhem caminhos pouco usuais, eles podem encontrar soluções diferenciadas para o negócio.

Portanto, é fundamental que o gestor esteja disposto a correr alguns riscos e assumir responsabilidades para obter ótimos resultados. Não se deve esquecer, porém, que é necessário sempre trabalhar com foco nos valores da empresa.

O líder poderá encontrar oportunidades incríveis para a organização ao respeitar diferentes ideias e permitir que os colaboradores olhem em outras direções.

7. Mantenha a equipe preparada para mudanças

O líder também tem a função de manter o time pronto para mudanças. Imagine que um objetivo foi traçado e, de repente, o mercado mudou. É necessário estabelecer novas metas para que o produto ou serviço da empresa seja útil para as pessoas.

Sendo assim, é preciso estimular a resiliência na equipe e mostrar que mesmo as adversidades que podem surgir no meio do percurso favorecem o aprendizado e o ganho de experiência.

Com sabedoria, o líder poderá utilizar os contratempos a seu favor, fazer ajustes nos projetos e construir uma história de sucesso com o time.

Como foi visto, para criar uma equipe de alta performance é necessário ter uma visão estratégica e voltada para o desenvolvimento dos profissionais. Para conseguir se comunicar ainda melhor com o time, saiba mais sobre a importância da expressão verbal no trabalho!

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