Conquistar e motivar funcionários é uma tarefa que requer autoridade e, principalmente, muito carisma, mas essa característica não é comum a todos. Um líder influencia, mas um influenciador nem sempre lidera, e isso se dá porque a influência não depende de níveis hierárquicos. Para ser bem-sucedido em um projeto e na carreira, é necessário dominar a arte de como influenciar as pessoas.

Quer saber como é possível desenvolver essa habilidade e se tornar um exemplo de liderança? Então você veio ao lugar certo! Continue a leitura deste artigo e descubra 7 dicas básicas para contagiar seus colaboradores de maneira saudável e fluida e ter uma equipe mais produtiva e eficiente.

1. Exerça a inteligência emocional e o autocontrole

Inteligência emocional nada mais é que saber identificar e nomear aquilo que se sente, bem como perceber suas necessidades para, então, ter um comportamento adequado às diversas situações que surgem no dia a dia corporativo. Dessa maneira, será mais fácil alinhar os sentimentos aos objetivos pessoais e profissionais de longo prazo.

Saber usar e controlar as emoções é essencial, pois, para conseguir liderar uma equipe de maneira eficiente, é necessário saber lidar com conflitos. Um líder agressivo pode aumentar o clima de tensão, a desconfiança e a instabilidade, e, consequentemente, acaba perdendo o respeito de seus funcionários.

Portanto, pode-se perceber a importância do autocontrole. Ao conhecer melhor suas emoções e como reage a diversas situações, o gestor terá mais facilidade em manter a calma e conseguirá encontrar soluções mais eficazes para sua rotina. Além disso, desenvolverá um jogo de cintura maior para lidar com eventuais discordâncias que possam surgir no ambiente de trabalho.

2. Tenha uma excelente oratória

Um bom currículo não garante que as habilidades de um líder sejam reconhecidas, é preciso saber como utilizar o poder da fala de maneira eficaz. Caso haja uma reunião ou seja necessário fazer uma palestra, e, ao expor suas ideias, a pessoa acabe hesitando, a imagem que passará será a de insegurança e de desconforto consigo mesma.

Para transmitir inteligência e credibilidade, o ideal é sempre utilizar um tom de voz equilibrado — que não seja nem muito alto e nem muito baixo — e falar de maneira correta, fazendo bom uso da gramática; assim, o impacto sobre os ouvintes será positivo.

3. Peça favores e saiba como influenciar as pessoas

A técnica do favor também é conhecida como Efeito Benjamin Franklin. Segundo a lenda, Franklin queria conquistar a simpatia de um homem que não gostava dele, então se aproximou e pediu um livro raro emprestado; ao receber o exemplar, Benjamin Franklin agradeceu o ato de maneira gentil e graciosa. Após esse episódio, eles se tornaram grandes amigos.

Essa teoria se baseia na lógica de que o favor pessoal aproxima as pessoas e, acredite, ela já foi testada por cientistas. Em 1969, Jon Jecker e David Landy lideraram uma pesquisa e, com os resultados, percebeu-se que as pessoas envolvidas deram uma avaliação bem mais favorável a quem lhes pediu ajuda.

4. Faça acordos

Trabalhar em conjunto traz muitos benefícios, então cabe ao gestor identificá-los e expressá-los ao grupo para fazer com que todos se sintam motivados e se empenhem para desenvolver um objetivo em comum.

É importante manter uma postura segura e ser bem claro no que diz respeito às metas que se quer atingir, pois, assim, todos estarão alinhados a seus deveres. Além disso, é essencial ser flexível para fazer as devidas negociações e conseguir atender às necessidades de todos os colaboradores envolvidos no processo.

5. Cultive uma rede de relacionamentos

Sabemos que o networking é uma das maneiras mais eficientes de abrir as portas certas para se ter uma carreira de sucesso, portanto, quanto maior for a rede de contatos de um líder, mais chances ele tem de ser bem-sucedido.

Colegas de trabalho ajudam, e muito, a resolver problemas, encontrar saídas e recursos que agilizam o dia a dia do ambiente corporativo. No entanto, para conseguir o devido apoio, é necessário saber se relacionar e cultivar bons relacionamentos e, para tanto, basta ser simpático e bem educado, sem forçar a barra.

6. Elogie o desempenho de seu time

É um truque óbvio, mas reforçar e reconhecer o bom desempenho de um funcionário só traz bons resultados, desde que o elogio seja sempre sincero, do contrário, o efeito pode ser negativo.

Além disso, é importante estar atento à maneira com que cada pessoa lida com elogios, pois isso varia de acordo com a autoestima do elogiado. Um funcionário com uma boa autoestima será receptivo, pois reafirmará a imagem positiva que tem de si próprio e gostará ainda mais de seu mentor.

Já um colaborador com baixa autoestima terá uma resposta contrária, visto que ele não conseguirá se enxergar como alguém competente — o que pode fazer com que sinta antipatia por quem o elogiou. Daí a necessidade de se conhecer bem todos os integrantes de uma equipe para, assim, conseguir atingir os resultados desejados de maneira mais eficiente.

7. Crie proximidade

O primeiro passo para colocar essa dica em prática é fazer referência às pessoas pelo nome, já que é uma atitude que demonstra interesse e atenção por parte de um líder. Afinal de contas, o nome é parte fundamental da identidade de todos nós e, ao ouvi-lo, há um tipo de reafirmação — ainda que inconsciente — de nossa existência.

A partir disso, fica mais fácil criar um senso de identificação entre o gestor e o colaborador, deixando sua convivência mais agradável e um sentimento de confiança mútua. Para que qualquer projeto dê certo, uma equipe precisa estar alinhada aos planos que deve desenvolver, por isso é tão importante que a comunicação dentro de uma empresa seja sempre feita de maneira clara e objetiva.

Sabemos que essa jornada não é fácil e requer muito esforço, mas temos certeza de que nossas dicas são preciosas para ajudar na construção de um bom líder, que saiba como influenciar as pessoas e o meio em que trabalha. Basta começar a colocar cada uma delas em prática, ter muita paciência ao longo do processo e, aos poucos, tudo transcorrerá de maneira mais natural.

Agora, aproveite a oportunidade e curta nossa página no Facebook para continuar ampliando suas habilidades e para se tornar um profissional de alta performance!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados são necessários *