Falta de comunicação e de engajamento da equipe, turnover elevado e E-NPS com notas ruins são desafios comuns enfrentados pelas empresas e suas respectivas áreas de Recursos Humanos. Porém, ao realizar uma avaliação de performance, é possível solucionar esses problemas.

É por meio dela que a companhia conseguirá tanto identificar os pontos fracos dos funcionários e reconhecer os positivos, quanto ajudá-los a se desenvolverem. Engana-se quem acredita que o benefício é apenas para o colaborador.

De fato, como consequência, todos ganham: o profissional tem a oportunidade de evoluir e melhorar o desempenho e a companhia. Por outro lado, corrige os erros, amplia a produtividade da equipe, coloca todos na mesma página e aumenta os resultados.

Mas, como obter esses benefícios? A seguir, elaboramos dicas sobre como identificar os pontos fracos dos funcionários, enaltecer os fortes e a melhor maneira de investir no desenvolvimento deles. Acompanhe abaixo e boa leitura!

Conheça 5 dicas para identificar pontos fracos

Uma boa avaliação de performance deve ser capaz de determinar de forma clara quais são os pontos fracos dos colaboradores. Porém, como efetivamente fazer isso? A seguir, confira 5 dicas que o gestor e o setor de RH precisam colocar em prática.

1. Observe o funcionário

Em primeiro lugar, é necessário observar o funcionário com muita atenção. Isso significa verificar se ele cumpre as funções para quais foi designado, se chega no horário certo, se demonstra interesse no trabalho, entre outros aspectos.

Além disso, procure descobrir o grau de comprometimento e envolvimento dele com as tarefas e com o ambiente de trabalho. Assim, será possível determinar especificamente em que ele falha, e elaborar estratégias para corrigir os pontos fracos.

2. Dê oportunidade para novos desafios

Depois de observá-lo, ofereça novos desafios para o colaborador, pois essa é uma das maneiras de avaliar como ele utiliza as próprias habilidades em situações mais complexas.

O desempenho pode surpreender de forma positiva, mas, obviamente, ele poderá cometer uma série de erros. No entanto, ficará, dessa forma, mais fácil identificar as fraquezas que deverão ser corrigidas.

3. Estimule a autoavaliação

Em muitos casos, o funcionário não consegue perceber os próprios pontos fracos. Por esse motivo, estimule a autoavaliação, pois ela é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento profissional.

Uma maneira simples de fazer isso é reservar um momento para que ele possa falar sobre quais são os aspectos que poderia desenvolver em si e de que forma os melhorar. Isso permite ao gestor entender como o próprio funcionário se vê e orientá-lo quanto ao desenvolvimento de pontos positivos.

4. Converse sobre os pontos fracos

Também é importante criar oportunidades para uma conversa franca sobre os pontos fracos do colaborador. Nem sempre é fácil apontar os aspectos negativos no outro, mas evitar isso pode provocar grandes problemas dentro da empresa.

No entanto, conduza a conversa utilizando uma comunicação não violenta. Para colocá-la em prática, diga de forma clara e positiva quais são as necessidades da companhia, os motivos pelos quais elas não foram atendidas e quais as atitudes esperadas para reverter a situação.

5. Passe bem o feedback

Finalmente, passar um bom feedback pode ser um aliado tanto para identificar, quanto para melhorar os pontos fracos dos funcionários. Ele deve ser feito de forma periódica e com bastante profissionalismo, mas sem transmitir juízo de valor. Afinal, o objetivo dele não é julgar conduta, mas sim ampliar os resultados do time.

Além de servir para pontuar os aspectos que precisam ser melhorados, o feedback também deve ser usado para motivar a equipe. Portanto, é necessário ressaltar o que o colaborador fez de positivo e encorajá-lo a fazer mais.

Saiba como valorizar os pontos fortes

Você deseja montar uma equipe de alta performance? Então, valorize os pontos fortes de cada funcionário. Identificar, comunicar e corrigir os aspectos negativos de cada um deles é necessário, mas não esqueça de reforçar o que foi feito de positivo.

Em um feedback, por exemplo, comece elogiando as atitudes positivas. Procure fazer isso também em reuniões, tanto de forma individual quanto coletiva. Durante o dia a dia de trabalho, demonstre como o profissional é importante para a empresa.

Bonificação, prêmios e aumento são outras formas de valorização do funcionário que devem ser consideradas. Se não for possível o reconhecimento financeiro, ofereça cursos de capacitação ou treinamentos especializados para que o colaborador possa ampliar seus conhecimentos.

Por fim, lembre-se que cada pessoa tem habilidades próprias e uma capacidade única para desenvolvê-las. Em vez de perder integrantes da equipe, procure entendê-los e crie estratégias para reter talentos. Com isso, eles se sentirão valorizados e a empresa passará a gastar menos por conta da alta rotatividade.

Descubra como impulsionar o desenvolvimento do colaborador

Depois de entender como identificar os pontos fracos e saber reconhecer os aspectos positivos, é preciso ainda impulsionar o desenvolvimento do funcionário. Treinar os colaboradores é uma maneira muito vantajosa de fazer isso.

Com os treinamentos especializados, a companhia pode moldá-los de acordo com as próprias necessidades, melhorar o desempenho e, consequentemente, ampliar os resultados do negócio. Sem contar que esse é um grande estímulo para o profissional evoluir, aprender e ter mais vontade em permanecer no trabalho.

Existem uma série de instituições que oferecem serviços específicos para o bom desenvolvimento da equipe. A Passadori, por exemplo, é especializada na realização de cursos de performance in company, de acordo com as necessidades dos times de cada empresa.

Comunicação verbal, atendimento ao cliente para call center e liderança estratégica são alguns dos treinamentos oferecidos. Todos eles são focados no desenvolvimento humano e personalizados para atender a realidade de cada organização.

Com mais de 30 anos de experiência, a Passadori já capacitou mais de 100 mil profissionais de inúmeras empresas brasileiras. Ela tem como objetivo oferecer soluções inovadoras para empoderar as pessoas através do desenvolvimento de diversas habilidades comunicativas.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o nosso trabalho? Então, entre em contato agora mesmo e descubra como elaborar uma avaliação de performance de qualidade e ampliar de forma significativa a produtividade dos colaboradores! Você vai se surpreender!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados são necessários *