Carreira e como potencializar o desempenho dos profissionais vêm sendo pauta frequente, nos últimos anos, dentro das corporações. O aprimoramento é um processo que cada vez mais é exigido pelas empresas, sendo fator crucial para o crescimento e influência profissional. E, para tal, a comunicação é a via de acesso mais fácil e efetiva para alcançar o desenvolvimento e o sucesso nos negócios.

A comunicação efetiva é uma habilidade extremamente necessária a todo ser humano para garantir que ele não seja apenas ouvido, mas entendido. É fundamental valorizar o poder desta ferramenta e utilizá-la como uma ponte de conexão entre suas ideias e o mundo a sua volta, bem como, as pessoas que nele habitam.

Para o profissional, a competência da comunicação efetiva é ainda mais relevante, tendo em vista que todas as suas ações no ambiente corporativo passam, antes de qualquer coisa, por meio do discurso, seja por um e-mail, texto, reunião, ou até mesmo em uma conversa informal durante o café. A comunicação é a base na qual todo profissional se afirma como agente replicador de conhecimento técnico ou reflexivo.

Quando falamos de resultados da empresa, a expectativa é que sempre sejam positivos e que indiquem crescimento, faz parte do processo de evolução de qualquer corporação. No entanto, para que os objetivos sejam alcançados, é preciso que todos os critérios e valores da empresa estejam definidos e entendidos claramente por todos os colaboradores. E como essa informação chegará até eles? A comunicação é a resposta. É por isso que ela é o carro-chefe dos planos de ação de negócios de qualquer nível corporativo.

A comunicação eficaz compreende sete dimensões – intrapessoal, interpessoal, vocal, corporal, técnica, intelectual, espiritual – e o profissional deve estar consciente disso, para a boa utilização e aproveitamento nas relações corporativas ou, até mesmo, na vida pessoal.

O objetivo da efetividade em se comunicar é atingir um nível gerencial do discurso, no qual as decisões e informações são elaboradas de forma consistente e clara, pesando  autonomia e autoridade, não como um modo de poder, mas sim como uma via de responsabilidade pela função ocupada, bem como, na importância social das decisões e ideias expostas.

Essa expertise aliada à empresa como agente de desenvolvimento fornece trabalhos mais claros e definidos, o que corrobora para resultados positivos e um caminho de desenvolvimento continuado. A comunicação é habilidade preciosa para o mundo corporativo e desenvolve não somente profissionais, mas capacita pessoas que sabem se relacionar de forma plena, que se preocupam com as demandas a longo prazo, dando foco em resultados positivos e no desenvolvimento crescente da empresa como um todo.

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos marcados são necessários *