Todos os profissionais desejam desenvolver-se na empresa, buscando melhores posicionamentos — e uma promoção no trabalho representa um passo à frente nessa trajetória. No entanto, apesar de desejada, ela não depende exclusivamente da empresa: é fundamental que o profissional demonstre empenho e esforço para alcançar esse objetivo.

Nesse sentido, é importante apresentar características e capacidades para assumir novas responsabilidades. O seu gestor, que estará atento a todas as movimentações, certamente verá suas atitudes positivas com bons olhos, o que contará pontos na hora de decidir quem deve ocupar um cargo de liderança.

Nesse caso, alguns comportamentos são essenciais para que a promoção ocorra de forma natural, à medida que o liderado evidencie as qualificações necessárias à nova posição por meio de ações.

Mas como é possível alçar mais um degrau na carreira? A seguir, você verá 7 atitudes enaltecidas pelas empresas e que podem impulsionar a sua carreira de forma a conseguir a tão sonhada promoção no trabalho. Confira!

1. Ser proativo

Nada mais atrativo aos olhos dos gestores do que um colaborador que se demonstra ativo e solícito, seja no cumprimento de uma função, seja na resolução de uma adversidade ou conflito.

Para isso, tente se colocar à frente do problema, tomando-o para si, ainda que ele não pertença a você, e mostrando que realmente se importa em encontrar uma solução e contribuir com a equipe para pôr fim ao entrave.

Chamar para si a responsabilidade de ajudar é uma atitude muito apreciada pelos gestores, pois, dessa forma, o profissional mostra sinais de liderança e preparação para atividades que demandem maior complexidade e engajamento.

Mostre-se flexível às possíveis mudanças, tanto do processo quanto diante de um problema, e aja com serenidade nessas situações. Lembre-se que, mesmo que você não concorde com determinados acontecimentos, é preciso se moldar a eles.

Portanto, seja proativo, esteja disposto a enfrentar os problemas ao lado da empresa e, com certeza, você se destacará na equipe.

2. Ir além da sua função

Tenha em mente que ir além não significa necessariamente que você deve fazer hora extra no escritório ou assumir o maior número de demandas para se mostrar útil. Na verdade, é muito mais do que isso. É cumprir com a sua função com excelência, de modo a ser exemplo para os colaboradores, tornando-se inspirador perante os colegas.

Além da confiança de outros colaboradores, você será visto com bons olhos pelos gestores, que saberão que podem contar com a sua disposição quando necessário. Assim, não tenha medo de expressar sua opinião a respeito das ações da empresa, mas faça isso de maneira positiva, como sugestões de melhorias no processo.

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Demonstre preocupação com o processo como um todo, procurando soluções que impactem positivamente na rotina. Mostre aos seus líderes que você está disposto a alavancar os negócios, procurando não ficar engessado apenas na sua função.

Tenha interesse pelas demais funções e mais: aprenda com as responsabilidades dos líderes, trazendo os insights para a sua rotina.

3. Saber priorizar tarefas

Organização é a chave para gerenciar as suas atividades e, com isso, o tempo despendido para elas. Estabelecer prioridades dará a você uma visão ampla do processo como um todo e, assim, é mais fácil entender as atividades e cumprir de maneira eficiente todas elas, principalmente as emergenciais.

4. Ter objetivos claros

Antes de procurar uma promoção, é preciso que você tenha clareza em relação às suas expectativas em relação à empresa. Com isso, não tenha receio em ter uma conversa aberta com o seu gestor para que ele compreenda os seus desejos e possa ficar atento às suas atitudes para uma possível promoção.

Deixe claro que você não espera que a ascensão aconteça por conta apenas dos seus desejos, e você se empenhará para alcançar o seu objetivo. Determinação é a palavra-chave nesse momento e o ajudará a focar naquilo que você deseja.

 

5. Procurar se aperfeiçoar

Tanto do ponto de vista técnico quanto do acadêmico, buscar qualificação por meio da educação é uma atitude muito apreciada pelas empresas. Por isso, procure meios para aprimorar a sua área de atuação. Busque por cursos que atendam e possam impulsionar o seu trabalho em busca dos objetivos.

Aposte em cursos que possam dar a você subsídios para alçar novas posições, principalmente do ponto de vista de liderança. Aproveite os ensinamentos para colocar em prática na sua empresa.

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6. Desejar crescimento, não status

Um erro comum cometido por quem busca uma colocação nas posições de liderança é justamente não pensar no seu desenvolvimento profissional, e sim no status que aquela colocação pode dar.

Esse pensamento pode levar você facilmente ao fracasso. Isso porque esse tipo de raciocínio, de querer o poder em vez do desenvolvimento, acarretará em malefícios para a equipe, já que algumas atitudes podem ser vistas como vaidade ou autoritarismo — ou seja, péssimo para o ambiente corporativo.

Portanto, evite que o seu objetivo seja apenas esse, pois geralmente resulta em declínio profissional, ou seja, tudo o que você não quer.

7. Buscar desenvolvimento, não salário

Assim como a questão do status, querer ascender profissionalmente não deve ter como foco apenas um incremento de salário. Lembre-se que, ao subir para uma posição maior na empresa, você terá novas responsabilidades e deve estar motivado para assumi-las.

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O salário até pode ser um fator motivador em um primeiro momento, mas, se você não estiver instigado a enfrentar as dificuldades da nova função, provavelmente se desgastará, o que, ao final, não compensa financeiramente.

Nesse caso, lembre-se que o salário é apenas uma das consequências da promoção, mas não significa, necessariamente, um objetivo a ser alcançado. Afinal, ser feliz no trabalho é o que pode garantir a estabilidade na função, tornando-a prazerosa e incentivadora na corrida pelo desenvolvimento da carreira.

Viu como, com atitudes positivas e incentivadoras, é possível alcançar a almejada promoção no trabalho? Então, comece já a colocar em práticas essas dicas e alavancar a sua carreira!

E você sabia que, para ajudar você nessa jornada, a automotivação e a autoliderança podem ser ferramentas importantes para o crescimento profissional? Então entenda o que é preciso para desenvolver essas habilidades e impulsionar seu trabalho!

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